O cineasta, aspirante Denil, estava maravilhado, pois tinha encontrado a estrela perfeita para a sua produção cinematográfica: “A Musa”.
Japona, para provar o desprendimento da graciosa jovem, havia colocado uma valsa para tocar e ela demonstrou uma habilidade invejável. Colocado um rock, dera show e, ao ter colocado uma música havaiana, mostrou-se simplesmente divina.
Encerrado o espetáculo, retirou o chip das costas da exuberante boneca e disse que eram infalíveis. Bastaria ser programados.
– Mas estou receoso. – confessou Denil.
– Receoso de quê?! – perguntou o diretor de produção, responsável pela indicação de Japona, o maior criador de bonecos naturais.
– Com o assédio. Como iremos nos livrar?
Japona sugeriu que a apresentassem revelando, oportunamente, a verdadeira identidade: ser a criatura uma boneca.
– Seria vergonhoso.
Japona disse que faria melhor. Colocaria sensores e, uma vez assediada, garantiria acenos, beijinhos, gestos sensuais e respostas para perguntas habituais.
– Ok, Japona. Mas existe programação para respostas a inesperadas perguntas?
Japona respondeu que não. O diretor de produção lembrou-se do nome Lanca.
– Lanca… – Denil.
– É de extrema confiança. A ele competiria a segurança da jovem.
– …?
– Nós a cercaremos de mistério, meu bom cineasta: tímida, recatada e retraída. Borra-se toda de vergonha da imprensa e do público. – incentivou o diretor de produção.
– E a sua nacionalidade? De onde veio? Como a descobrimos?
– Tudo será mistério. Terá um camarim exclusivo. O seu trajeto será camarim estúdio, estúdio camarim. Japona nos garantira isso.
Denil meditou e meditou…
– Como se chamaria? – perguntou.
– Asraf. (Farsa) – pilheriou Japona.
– Asraf de quê? – inquiriu Denil despercebido.
– Asraf Lorene. – complementou o diretor de produção, também despercebido.
– E como seria depois das filmagens?
O diretor disse que tudo deveria acontecer por etapa. Haveria tempo para pensarem como seria a inevitável despedida de Asraf Lorene.
Denil meditou e o escutou. Dias depois, Asraf Lorene, devidamente programada, estava pronta para iniciar as filmagens.
As filmagens foram então iniciadas. A bela Asraf Lorene, meiga e carinhosa, tinha voz aveluda e sorriso cativante. E, mesmo humildemente trajada, como assim exigia boa parte daquela produção, a sua extrema beleza e interpretação perfeita já causavam isoladas conversas, ciumentas entre os colegas atores. Tudo transcorria bem. Asraf Lorene sendo filmada, longe de ser reconhecida como uma boneca, seguia triunfante, provocando certa preocupação a Denil, no vigésimo dia de filmagem.
– Não estou gostando nada dos reiterados olhares do cafajeste Neik Nord. – o ator que contracenaria com Lorene.
O diretor de produção disse que recomendaria a Lanca que ficasse atento. Assim o fazendo, a fotografou. Escreveu pequena história sobre a ‘vida’ dela e, junto com a foto, enviou para uma rede social. Não demorou muito para o ‘nascimento de uma estrela’. Portando cartazes do ‘novo ídolo’, uma multidão passou a marcar constante presença à porta do estúdio. E, nas redes sociais, numa mistura de imaginável vida de Asraf Lorene como o enredo do filme, histórias espetaculares escritas anonimamente pelo diretor de produção eram a sensação do momento. Tudo se confundia ainda mais. Foram quarenta e cinco dias de gravações. No entanto, era passado, pois as gravações haviam chegado ao fim. Asraf Lorene, para todos os efeitos, tinha adquirido rumo ignorado.
– Mas estou receoso. – confessou Denil.
– Receoso de quê?! – perguntou o diretor de produção, responsável pela indicação de Japona, o maior criador de bonecos naturais.
– Com o assédio. Como iremos nos livrar?
Japona sugeriu que a apresentassem revelando, oportunamente, a verdadeira identidade: ser a criatura uma boneca.
– Seria vergonhoso.
Japona disse que faria melhor. Colocaria sensores e, uma vez assediada, garantiria acenos, beijinhos, gestos sensuais e respostas para perguntas habituais.
– Ok, Japona. Mas existe programação para respostas a inesperadas perguntas?
Japona respondeu que não. O diretor de produção lembrou-se do nome Lanca.
– Lanca… – Denil.
– É de extrema confiança. A ele competiria a segurança da jovem.
– …?
– Nós a cercaremos de mistério, meu bom cineasta: tímida, recatada e retraída. Borra-se toda de vergonha da imprensa e do público. – incentivou o diretor de produção.
– E a sua nacionalidade? De onde veio? Como a descobrimos?
– Tudo será mistério. Terá um camarim exclusivo. O seu trajeto será camarim estúdio, estúdio camarim. Japona nos garantira isso.
Denil meditou e meditou…
– Como se chamaria? – perguntou.
– Asraf. (Farsa) – pilheriou Japona.
– Asraf de quê? – inquiriu Denil despercebido.
– Asraf Lorene. – complementou o diretor de produção, também despercebido.
– E como seria depois das filmagens?
O diretor disse que tudo deveria acontecer por etapa. Haveria tempo para pensarem como seria a inevitável despedida de Asraf Lorene.
Denil meditou e o escutou. Dias depois, Asraf Lorene, devidamente programada, estava pronta para iniciar as filmagens.
As filmagens foram então iniciadas. A bela Asraf Lorene, meiga e carinhosa, tinha voz aveluda e sorriso cativante. E, mesmo humildemente trajada, como assim exigia boa parte daquela produção, a sua extrema beleza e interpretação perfeita já causavam isoladas conversas, ciumentas entre os colegas atores. Tudo transcorria bem. Asraf Lorene sendo filmada, longe de ser reconhecida como uma boneca, seguia triunfante, provocando certa preocupação a Denil, no vigésimo dia de filmagem.
– Não estou gostando nada dos reiterados olhares do cafajeste Neik Nord. – o ator que contracenaria com Lorene.
O diretor de produção disse que recomendaria a Lanca que ficasse atento. Assim o fazendo, a fotografou. Escreveu pequena história sobre a ‘vida’ dela e, junto com a foto, enviou para uma rede social. Não demorou muito para o ‘nascimento de uma estrela’. Portando cartazes do ‘novo ídolo’, uma multidão passou a marcar constante presença à porta do estúdio. E, nas redes sociais, numa mistura de imaginável vida de Asraf Lorene como o enredo do filme, histórias espetaculares escritas anonimamente pelo diretor de produção eram a sensação do momento. Tudo se confundia ainda mais. Foram quarenta e cinco dias de gravações. No entanto, era passado, pois as gravações haviam chegado ao fim. Asraf Lorene, para todos os efeitos, tinha adquirido rumo ignorado.
O quarto do hotel estava bagunçado.
– Que confusão é essa? – quis saber Denil.
– Que confusão, meu bom cineasta?
– Musa, ídolo, lenda. Celebridade…
– Títulos da nossa ilustre estrela!
No entanto, ali se encontrava, num canto da suíte. Com se arremessado por uma malcriada criança.
– Desaparecerá para sempre!
– Que assim seja! – replicou o diretor.
Assim sendo, dias depois a imprensa anunciava a tragédia. Asraf Lorene teria sido devorada por tubarões na Baía Quin. O iate “Moisés”, do cineasta estreante Denil, havia se encontrado à deriva. Estava profundamente abatido com a lamentável notícia. Lore, lhe havia garantido possuir autorização portuária para navegar e ser conhecedora das adversidades da baía. Estava feliz. Estava decidida, naquela maravilhosa manhã, a banhar-se nas águas azuis da baía, relaxar e pegar um sol.
A notícia invadia mundo afora. Japona, Denil e o diretor de produção acompanhavam as cenas pela TV. Adultos desfeitos expressam profundo pesar. Adolescentes reunidos, portando fotos da musa, lamentavam inconformadamente a perda. Crianças amparadas pelos pais copiosamente choravam.
– …! – Japona, com “bico nos lábios”.
– Que confusão é essa? – quis saber Denil.
– Que confusão, meu bom cineasta?
– Musa, ídolo, lenda. Celebridade…
– Títulos da nossa ilustre estrela!
No entanto, ali se encontrava, num canto da suíte. Com se arremessado por uma malcriada criança.
– Desaparecerá para sempre!
– Que assim seja! – replicou o diretor.
Assim sendo, dias depois a imprensa anunciava a tragédia. Asraf Lorene teria sido devorada por tubarões na Baía Quin. O iate “Moisés”, do cineasta estreante Denil, havia se encontrado à deriva. Estava profundamente abatido com a lamentável notícia. Lore, lhe havia garantido possuir autorização portuária para navegar e ser conhecedora das adversidades da baía. Estava feliz. Estava decidida, naquela maravilhosa manhã, a banhar-se nas águas azuis da baía, relaxar e pegar um sol.
A notícia invadia mundo afora. Japona, Denil e o diretor de produção acompanhavam as cenas pela TV. Adultos desfeitos expressam profundo pesar. Adolescentes reunidos, portando fotos da musa, lamentavam inconformadamente a perda. Crianças amparadas pelos pais copiosamente choravam.
– …! – Japona, com “bico nos lábios”.
O diretor de produção:
– A previsão é a de que teremos bilheteria esgotada por muitos e muitos meses!
– Assistiram na verdade a “farsA!” – replicou o cineasta Denil ao ter despertado para a diabrura do tutor de bonecos.
– A previsão é a de que teremos bilheteria esgotada por muitos e muitos meses!
– Assistiram na verdade a “farsA!” – replicou o cineasta Denil ao ter despertado para a diabrura do tutor de bonecos.
ILUSÃO OU FATO?