A constituição daquele país, era igual à seta de estrada no meio do nada. Ou seja, não havia opção de destino. Portanto, a constituição era determinante.
No artigo 4, por exemplo, − “Da Personalidade da Nação” −, constava que “… uma vez o estado responsabilizado pelo dano, caberia ao estado reparar a vítima pelo dano sofrido.”
O ano era de recenseamento. Então o recenseador tinha as sobrancelhas unidas porque havia sido informado, naquela primeira investida, que o censo não os visitava fazia 24 anos. Como a ele competia coletar dados, deu de ombros e iniciou os trabalhos. Assim sendo, ao clicar na tecla “Censo Concluído”, oficializava-se que os quatro filhos do casal, homens e mulheres feitos, eram, para todos os efeitos, recém-nascidos. O recenseamento daquele país, realizado a cada quatro anos, era fator determinante para a idade das pessoas: Qual a sua idade? Sou do ano do recenseamento tal. Na primeira sombra encontrada, preencheu o relatório de praxe e enviou para a central. Deixando para trás, mil e quinhentas pessoas em situação semelhante. Quando a população do país tomou conhecimento daquela história absurda, mobilizaram-se, pois o dinheiro dos impostos não era para reparar danos a bando de inertes… Foram 24 anos de braços cruzados…O nome da colônia havia reaparecido. O governo apurou a denúncia. Descobriu que a falha ocorrera há 25 anos durante a informatização dos dados do respectivo instituto. A revolta popular crescia. Em meio à crise, o presidente disse que falaria à nação. Então, na sua fala, disse que as portas dos tribunais de justiça estariam abertas para acolhimento do pleito. O que não podia ser admitida era a fragilização do artigo 4 − “Da Personalidade da Nação”. Qualquer tentativa que houvesse para fragilizá-lo, o mesmo argumento seria usado no apontado 5%. O mencionado percentual de 5%, era fantasma. Fora introduzido equivocadamente no somatório dos impostos em um dos governos passados. Peteca repassada para o governo atual. Este, honradamente, processava ajustes nas contas públicas para abater. Resultaria na redução de preços de quase todos os produtos… Então, na eminência de equiparação de juízo a população se aquietou. Portanto, revelação do senso.
ILUSÃO OU FATO?